![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ana Luiza NevesDiretora |
Clara de BarrosDiretora |
Isabela LanaDiretora |
Marina DrummondDiretora |
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) é um órgão da ONU que possui como objetivo máximo intermediar discussões para o desenvolvimento econômico da região e atender possíveis problemáticas trazidas pelos países membros
É com esse ideal que se torna extremamente pertinente para o comitê trabalhar a conjuntura político-econômica, histórica e atual, da América Latina, que se molda em questões existentes desde o início de seu processo colonizatório. A exploração de recursos naturais e dos povos originários não parou com as declarações de independência, e permanece até hoje com as formas ocultas do Neocolonialismo, que mina o potencial de crescimento das nações latinas em prol de potências e corporações de todo o globo.
A identificação e remoção das armadilhas de desenvolvimento econômico e social, enraizadas no solo latino-americano, será a pauta principal do comitê, que se apoiará na pluralidade de ideias e nos ideais diplomáticos para que sejam dispostas revoluções favoráveis aos países envolvidos, representados por vocês, delegados.
- Argentina
- Belize
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Cuba
- El Salvador
- Equador
- Guatemala
- Haiti
- Honduras
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Peru
- República Dominicana
- Uruguai
A SiSA Social (SiSo) é um projeto que surgiu no ano de 2017, por meio da iniciativa da Secretária Geral da quinta edição da SiSA, Lillie Lima, visando tornar o ambiente de simulações um espaço mais democrático e com maior representatividade. O projeto, que teve como objetivo inicial garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular, serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.
O projeto, que a SiSA continuará adotando em sua décima edição, tem como objetivo garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular e serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.
17h00 - Credenciamento
18h30 às 20h30 - Cerimônia de abertura, com discurso de palestrante
20h30 às 21h00 - Coquetel para os delegados
08h00 - Primeira Sessão
10h00 - Coffee Break
10h20 - Segunda Sessão
12h10 - Almoço
13h30 - Terceira Sessão
15h30 - Coffee Break
16h00 - Quarta Sessão
08h30 - Quinta Sessão
10h00 - Coffee Break
10h20 - Sexta Sessão
11h20 - Coletiva de Imprensa
12h40 - Almoço
14h00 - Sétima Sessão
15h40 - Coffee Break
16h00 - Oitava Sessão
17h30 - Votações e encerramento dos comitês
18h00 às 20h00 - Cerimônia de Encerramento com iniciativa cultural