GABINETE

Gabinete Militar

Guerrilha do Araguaia


Catarina Bento
Diretora
Pedro Coimbra
Diretor
Pedro Guimarães
Diretora
Raquel Miranda
Diretora

No dia 1º de Abril de 1964, há 61 anos atrás, iniciava-se a Ditadura Militar no Brasil. É eufêmico dizer que foi um período conturbado, pois trata-se de um dos mais sombrios momentos da história da nação brasileira. O regime militar foi marcado não só por uma abominação aos princípios democráticos que hoje regem nossa sociedade, como também diversos atentados aos mais básicos dos direitos humanos.
Mesmo com o aparato estatal controlando a mídia e o povo, a revolta de parte da população era crescente a cada Ato Institucional e outros abusos de poder, resultando em uma onda de levantes armados contra os militares pelo país. É em meio a essa série de conflitos que surgem os guerrilheiros do Araguaia, compostos por estudantes militantes de oposição e profissionais liberais, que se instalaram às margens do rio Araguaia ao fim da década de 60 em um movimento organizado de resistência. A ocupação tinha como fim último pavimentar o caminho para uma revolução socialista, seguindo os ideais de seus líderes, em sua maioria integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Tal iniciativa, quando descoberta pelos militares em 1972, deu início a uma verdadeira guerrilha entre membros das forças armadas e os rebeldes.
Nesse contexto, os delegados assumirão os papeis de estrategistas militares dos guerrilheiros, em um comitê que simulará um verdadeiro gabinete militar, com procedimentos alternativos e focados em uma ação militar efetiva. Cabe a vocês escreverem a história novamente, onde o lado vencedor será definido pelo desempenho de vocês.

Lista de delegações

- André Grabois

- Ângelo Arroyo

- Antônio De Pádua

- Áurea Eliza Pereira

- Criméia Alice De Almeida

- Dinalva Oliveira

- Elza Monnerat

- Helenira De Souza Nazareth

- João Amazonas

- José Genoíno

- Maurício Grabois

- Osvaldão

- Paulo Mendes Rodrigues

- Paulo Pereira Marques

- Zezinho Do Araguaia

SiSo - SiSA Social

A SiSA Social (SiSo) é um projeto que surgiu no ano de 2017, por meio da iniciativa da Secretária Geral da quinta edição da SiSA, Lillie Lima, visando tornar o ambiente de simulações um espaço mais democrático e com maior representatividade. O projeto, que teve como objetivo inicial garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular, serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.

O projeto, que a SiSA continuará adotando em sua décima edição, tem como objetivo garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular e serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.

Comitês


Clique sobre o comitê para ver suas informações


Programação


16/05 - Sexta-Feira

17h00 - Credenciamento

18h30 às 20h30 - Cerimônia de abertura, com discurso de palestrante

20h30 às 21h00 - Coquetel para os delegados

17/05 - Sábado

08h00 - Primeira Sessão

10h00 - Coffee Break

10h20 - Segunda Sessão

12h10 - Almoço

13h30 - Terceira Sessão

15h30 - Coffee Break

16h00 - Quarta Sessão

18/05 - Domingo

08h30 - Quinta Sessão

10h00 - Coffee Break

10h20 - Sexta Sessão

11h20 - Coletiva de Imprensa

12h40 - Almoço

14h00 - Sétima Sessão

15h40 - Coffee Break

16h00 - Oitava Sessão

17h30 - Votações e encerramento dos comitês

18h00 às 20h00 - Cerimônia de Encerramento com iniciativa cultural

Inscrições


Inscrições encerradas. Sistema aberto apenas para finalização das inscrições

Parceiros


Colégio Santo Antônio PEA -UNESCO IBMEC MILTON CAMPOS

Contato